terça-feira, 11 de junho de 2013

Bulling na Escola!!!!



“… 40% das Crianças em Portugal sofre com este problema…”

O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dôr e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre elementos da mesma comunidade(colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.
Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probalidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.

O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.

Principais tipos de Bullying

  • Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
  • Verbal (apelidos, gozar, insultar)
  • Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
  • Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
  • Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
  • Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
  • Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
  • Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”
  • Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”
  • Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”
  • Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre

Efeitos sobre os Alvos incluem

  • Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos
  • Stress de desordem pós-traumática
  • Torna-se também um agressor
  • Ansiedade
  • Problemas gástricos
  • Dores não especificadas
  • Perda de auto-estima
  • Medo de expressões e emoções
  • Problemas de relacionamento
  • Abuso de drogas e álcool
  • Auto-mutilação
  • Suicídio (também conhecido como bullycídio)

Efeitos numa Escola incluem

  • Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)
  • Alto nível de faltas indisciplinares por males menores
  • Desrespeito pelos professores

Como agir com uma vítima de BULLYING?

  • Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda
  • Não tente ignorar a situação
  • Procure manter a calma
  • Mostre que a violência deve ser evitada
  • Não o agrida ,nem o intimide
  • Mostre que sabe o que está a acontecer Converse com ele
  • Garanta a ele que o quer ajudar
  • Tente identificar algum problema actual
  • Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola
  • Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos
  • Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu
  • Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima

Informações

A partir de doze (12) de Maio, a Associação Nacional de Professores, cria uma linha telefónica de apoio, dirigida a professores, alunos e famílias, envolvidas ou vítimas das mais diversas formas de “Bullying”, quer como agressores, quer como vítimas, pois, normalmente os envolvidos nestas situações vivem um drama permanente de medo e em silêncio. Esta linha telefónica de apoio estará preparada para ouvir e dar o apoio necessário de forma confidencial. A criação desta linha de apoio foi inserida num projecto intitulado “convivência nas escolas”, desenvolvido por esta Associação, em parceria com investigadores da Universidade Lusófona do Porto, tendo como base uma crescente preocupação associada à violência na comunidade escolar, confirmados pelos resultados da UNESCO, que lançaram o alerta; 25% a 50% dos alunos são vítimas de “Bullying”.
O número telefónico de apoio é o 808 968 888 e este novo projecto pretende sobretudo, promover a educação para a convivência nas escolas, ajudando a prevenir e a combater fenómenos de conflitualidade, indisciplina e violência.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um tema muito actual, o qual deveria ser tratado sempre como prioridade para bem das crianças, do seu equilíbrio emocional, da comunidade escolar e até da comunidade familiar de cada um. Pena é que nem sempre se está atento a todos os sinais notórios e indicativos de tais comportamentos, e pior ainda é quando toda a gente ignora por um ou outro motivo o que acontece dentro das próprias escolas.

Anónimo disse...

É tão agradável perceber que estes blogues não são democráticos, que carecem de aprovação os comentários que se fazem, ou seja, só fica publicado o que os administradores do mesmo querem que fique... Por isso é que tocaram neste assunto que melindra tanta gente, porque na vossa comunidade escolar existiu pelo menos que eu tenha conhecimento um caso de bullying, mas obviamente foi muito más fácil desvalorizar e assobiar para o lado!!! Espero bem que nunca saibam directamente o que isso é!!!

Feira Pedagógica 2010

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